Idade das Trevas: Mago - Trecho 03 - Léxico

[páginas 14-15]
Léxico


Você encontrará palavras estranhas por toda parte neste livro. Segue uma lista que pode ajudar a
clarear as coisas...

Retaliação: O custo terrível de uma magia mal sucedida. Às vezes, um mago tenta modificar o universo, mas, em vez disso, o próprio universo o modifica. Retaliação é o resultado de uma conjuração fracassada, e isso pode ocorrer de várias formas, desde Marcações (sinais físicos de uma maldição como uma mão que se torna uma pata de um gato ou um olho como de um lagarto), Flagelos (o mago é ferido pela força bruta de seu próprio trabalho), Manifestações (alguma coisa entra no mundo e persegue os passos do mago), e o Crepúsculo (uma progressiva descida à loucura). 


Plebeu: Um não-mago. Termo criado pela Ordem de Hermes, cujo estudo metódico de magia definiu o padrão para muitos termos agora usados por outras Sociedades.


Sociedade: Um grupo ou ordem mágica. Algumas Sociedades, também chamadas de Sociedades Místicas, são altamente organizadas (como a Ordem de Hermes), enquanto outras compartilham apenas vagas crenças em comum, como um estilo de praticar magia (tal como os Porta-vozes dos Espíritos).

Focos: Magos precisam de chaves físicas e mentais para abrir os poderes da Natureza ou do Mundo Invisível com seus feitiços. Focos podem assumir a forma de breves rituais, cânticos mântricos ou objetos físicos, como o bastão ou espada de um bruxo. Diferentes Pilares exigem diferentes focos. A medida que o mago cresce em poder, se torna cada vez menos dependente dessas chaves. 

Fundação: A filosofia básica por trás de uma prática mágica de uma Sociedades, o poder ou intenção que alimenta seus feitiços. Fundações são guarnecidas por Pilares.

Mago Limitado: Uma pessoa que tem certa habilidade para dominar magias extremamente formuladas, tais como o lançamento de rituais ou feitiços dispostos em um livro ou transmitidos exatamente como recebidos por tradição familiar. Magos limitados não podem fazer a magia ampla e mutável de um mago, porque lhes falta uma Fundação para trabalhar verdadeira magia. Em anos futuros, essa magia será rotulada de estática em oposição à magia dinâmica de um mago verdadeiro.

Mago: Aquele que pode operar magia através de Fundações e Pilares.

Pilar: Um aspecto particular da prática de magia de uma Sociedade, a forma que sua magia toma. Ele é abastecido por uma Fundação. Cada Sociedade normalmente possui quatro Pilares diferentes para prática de magia. Nem todos os magos de uma Sociedade estudam os quatro Pilares, mais comumente se especializando em um ou dois deles.

Quintessência: O material bruto do qual o universo é feito — a própria magia. Atrás da materialidade do mundo está a Quinta Essência, unindo todos os demais elementos. Quintessência existe como uma espécie de energia, o qual os magos podem guardar dentro de si e utilizar para fortalecer seus feitiços. Ela também vem sob a forma de Sorvo, uma condensação material de Quintessência, como poções, vapores, plantas ou minerais sagrados, etc.

Feitiço: Um efeito mágico forjado por um mago. Feitiços feitos através da utilização de Fundação e Pilar mágico são tão variados quanto incontáveis; qualquer coisa que um mago pode imaginar, ele pode fazer, desde que ele tenha o grau de conhecimento e poder mágico necessário (representado pelos Pilares e Fundação).

Talismã: Um item mágico, como uma espada encantada ou um anel.  Embora alguns talismãs possam ser usados por Plebeus, a maioria requer um mago para ativar seus poderes.

Sorvo: Quintessência materializada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário